Biografia
Considerada por muitos a Rainha do Pop Latino, é conhecida por sua habilidade na dança e por seu tom de voz diferenciado. Mescla influências multi-culturais, da música latina e caribenha à música árabe, passando pelo rock e o pop.
Seu primeiro álbum, “Magia” foi gravado quando ela tinha apenas 13 anos. O CD lhe deu certa exposição em seu país de origem, mas foi um fracasso comercial. Sem se intimidar, Shakira lançou “Peligro”, seu segundo álbum. Infelizmente, o CD também não fez sucesso e ela decidiu interromper a carreira musical para terminar os estudos.
Quando retornou ao mercado musical com “Pies Descalzos”, a colombiana se tornou uma grande celebridade na América Latina, emplacando os hits “¿Dónde Estás Corazón?”; “Estoy Aquí”; “Un Poco de Amor” e “Antología”.
Seu quarto álbum, “¿Dónde Están Los Ladrones?” a consolidou como maior nome da música latino-americana ao vender 10 milhões de cópias. Dele também saíram músicas de sucesso, como “Ciega, Sordomuda”; “Si Te Vas”; “Inevitable” e “Ojos Así”.
O quinto trabalho de Shakira foi seu primeiro álbum bilíngue. Intitulado “Laundry Service”, emplacou o hit mundial “Whenever, Wherever” e a versão em espanhol para os mercados latinos, “Suerte”, também foi um sucesso incontestável. Outros grandes sucessos do álbum foram “Objection (Tango)” (bem como a versão em espanhol, “Te Aviso, Te Anuncio (Tango)”); “Underneath Your Clothes”; “Te Dejo, Madrid” e “Que Me Quedes Tú”.
Em 2005, Shakira inovou: lançou dois álbuns com músicas inéditas no mesmo ano, um em espanhol e o outro em inglês, separados por alguns meses. O primeiro, “Fijación Oral Vol. 1”, continha a música “La Tortura”, com participação de Alejandro Sanz, que se tornou uma febre no mundo latino. “No”; “Las De La Intuición” e “Día De Enero” também foram destaques.
“Oral Fixation Vol. 2”, a continuação, lançou o maior êxito da carreira de Shakira e um dos maiores hits da década de 2000. “Hips Don’t Lie”, com participação de Wyclef Jean foi um sucesso tão grandioso que um remix da música foi tema da Copa do Mundo de 2006, na Alemanha. “Illegal” e “Don’t Bother” foram os outros singles do álbum.
Em 2009, “She Wolf” marcou o retorno de Shakira. O principal destaque do álbum é a música-título (cuja versão em espanhol chama-se “Loba”). “Did It Again” (no mercado latino, “Lo Hecho Está Hecho”) e “Gypsy” (“Gitana”, em espanhol) também fizeram sucesso.
No ano seguinte, Shakira foi mais uma vez convidada para gravar a música oficial da Copa do Mundo, dessa vez na África do Sul. “Waka Waka (This Time For Africa)”, com participação do grupo sul-africano Freshlyground foi uma das músicas mais bem-sucedidas de 2010.
No mesmo ano, Shakira prepara-se para lançar mais um álbum bilíngue. Chamado “Sale El Sol”; o primeiro single, “Loca” mal foi lançado e já é mania no mundo latino.
Shakira, além de ser a maior celebridade latino-americana, é uma das popstars mais bem-sucedidas do mundo, sendo incontestavelmente um dos maiores nomes da música atual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário